Peregrinação de Divina Pastora fortalece a cultura sergipana e impulsiona a economia local
Comercialização de artigos religiosos, artesanatos e alimentos estão entre os principais produtos e serviços prestados pela população ao longo da peregrinação que conta com uma expectativa de, aproximadamente, 200 mil pessoas
Foi com um grupo de jovens universitários, inspirados pelo então arcebispo de Aracaju, Dom Luciano Cabral Duarte, que teve início a peregrinação rumo ao Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora, padroeira de Sergipe, localizado no município de mesmo nome, no leste sergipano. Fé e devoção são a marca da tradicional celebração religiosa que chega à sua 65ª edição com impactos econômicos significativos voltados ao empreendedorismo e ao turismo local. Aproximadamente 200 mil pessoas são esperadas pela organização neste final de semana.
Considerada Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe, a peregrinação tem atraído turistas de vários estados brasileiros e impulsionado o comércio local ao longo dos anos, movimentando não somente o município, mas também o estado. A comercialização vai de artigos religiosos a artesanatos de renda irlandesa, alimentos, entre outros.
“É um evento imenso para uma cidade pequena que se prepara da melhor forma sempre para acolher, mas a multidão é muito grande. Então, esse momento de fé e de esperança que acontece todos os anos aqui na cidade de Divina Pastora, ele se une também a essas outras duas importâncias: a importância cultural, pois é um evento que é próprio de Sergipe e que traz a cultura do estado, a fé do povo sergipano… e, também, a importância econômica, uma vez que faz girar a roda da economia para as pessoas que são da cidade e para muitos outros que vêm de outros lugares”, afirma o padre Jhonatan Michael, reitor do Santuário de Divina Pastora.
De acordo com a prefeita do município, Clara Rollemberg, a cidade se preparou para receber os peregrinos durante este fim de semana. “É uma festa com impacto enorme. As pessoas se planejam o ano todo para vender, para movimentar a economia. Pessoas que fazem comida, pessoas que fazem seus lanches… A cidade está preparada, toda organizadinha para receber essa quantidade de romeiros”, afirma a prefeita.
Foi, inclusive, durante a peregrinação de Divina Pastora, em outubro de 2021, que nasceu uma das principais associações de rendeiras do município. Uma ação em meio à devoção religiosa que também revela o amor pela produção artesanal histórica produzida na cidade, a renda irlandesa. “A imagem de Nossa Senhora fica, inclusive, na praça, de frente para nossa associação. A gente parou o dia, ficou recebendo os turistas que vinham, agradecendo as bênçãos e pedindo proteção pelas lutas futuras”, lembra a presidente da Associação das Rendeiras Independentes de Divina Pastora (Asdrin), Neidiele Silva.
Segundo Neidiele, o impacto financeiro da peregrinação é significativo e muitos peregrinos costumam procurar a renda irlandesa, Patrimônio Cultural do Brasil, para conhecer e comprar ao longo do evento. “A gente começou, também, a abrir [a associação] para que essas pessoas que vêm ao santuário também aproveitem essa viagem, passem na associação e adquiram a sua lembrança ou, até mesmo, só conheçam o nosso produto, mas que tenham esse acesso. Financeiramente falando, é um impacto muito grande. A gente fala desde o pessoal que comercializa água mineral até a própria dona de casa que comercializa refeições”, afirma.
Quem também compartilha sobre a importância da peregrinação para a movimentação da economia local é o comerciante divina-pastorense José Matos. “Principalmente para o meu comércio, é ótimo. É uma oportunidade ótima, porque você tira o sustento, né? E é uma renda a mais nesse período”, destaca.
Confira a agenda programada
Sábado, dia 14
17h - Missa com a imagem de Divina Pastora no Santuário de São Judas Tadeu, em Aracaju
18h - Carreata com a imagem de Divina Pastora do Santuário de São Judas, em Aracaju, para a cidade de Divina Pastora
19h30 - Santa Missa de abertura da 65ª Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora
21h - Show com o Ministério de Música da RCC Propriá
Domingo, dia 15
5h - Missa e benção de envio em Riachuelo
6h - Saída da imagem da Divina Pastora com os peregrinos de Riachuelo para a Praça do Cruzeiro, em Divina Pastora
7h30 - Terço de Nossa Senhora (palco)
8h - Santa Missa (palco)
9h30 - intervalo
10h - Animação e oração (palco)
10h30 - Adoração
11h30 - Intervalo
13h - Show com Pe. Adeilson Carlos
14h - Vinda da imagem da Divina Pastora da Praça do Cruzeiro para o palco
14h30 - Terço da Divina Pastora e consagração
15h - Santa Missa e encerramento
Fonte: ASN
Casa de taipa se tornou o xodó da Vila do Forró, na Orla de Atalaia
A Vila do Forró faz parte do Arraiá do Povo, evento realizado pelo Governo de Sergipe.