Brasil foge de campeões e pode pegar Alemanha nas oitavas
O Brasil escapou dos outros campeões mundiais na fase de grupos, mas pode enfrentar a Alemanha nas oitavas de final da Copa. Antes da fase de mata-mata, os comandados de Tite enfrentam Suíça, Costa Rica e Sérvia, na fase de grupos. A Seleção Brasileira está no grupo E, enquanto a Alemanha caiu na chave F.
Se o Brasil for primeiro de sua chave e o atual campeão mundial ficar em segundo, ou vice-versa, eles se enfrentarão nas oitavas de final do Mundial.
Os outros três possíveis adversários do Brasil nas oitavas, que também estão no grupo F, são México, Suécia e Coreia do Sul.
Nenhuma das chaves sorteadas nesta sexta-feira (1º) em Moscou reuniu dois campeões mundiais em um mesmo grupo.
Na primeira fase, no caminho do Brasil que vai tentar o seu sexto título mundial na Rússia, estão duas seleções europeias, com suas fortes escolas defensivas, e uma da América Central.
Suíça
A estreia no Mundial de 2018 será no dia 17 de junho, às 15h de Brasília, contra a Suíça. O jogo será em Rostov-do-Don.
Vai ser a segunda vez que os dois países se enfrentam em um Mundial. A primeira vez que ocorreu este duelo foi na Copa de 1950, no Brasil. A Seleção Brasileira empatou em 2x2 no Estádio do Pacaembu.
Nas eliminatórias para a Copa da Rússia, os suíços tiveram que jogar a repescagem contra a Irlanda do Norte.
A Suíça terminou empatada em pontos com Portugal. Foram nove vitórias e uma derrota.
Costa Rica
A segunda partida do time dirigido por Tite será contra a Costa Rica, às 9h, pelo horário de Brasília. O jogo vai ocorrer no dia 22, em São Petersburgo.
Vai ser o terceiro duelo entre o Brasil e a Costa Rica em Copas.
Em 2002, na primeira fase, o time dirigido por Scolari, que seria campeão, ganhou por 5x2.
Em 1990, também na primeira fase, Brasil e Costa Rica se enfrentaram, e a seleção dirigida por Lazaroni ganhou por 1 a 0.
O time da Costa Rica fez uma eliminatória surpreendente, ficando só atrás do México. Na Copa do Mundo do Brasil, em 2014, a seleção da América Central também foi a grande surpresa, ao sobreviver ao grupo da morte. Ela ficou em primeiro em uma chave que tinha Uruguai, Itália e Inglaterra.
Sérvia
A seleção fecha sua participação na primeira fase contra a Sérvia. No dia 27, às 15h, em Moscou.
O time da Sérvia fez uma excelente eliminatória. Terminou na primeira colocação do grupo D, com seis vitórias, três empates e uma derrota.
Corinthians vence clássico com o Palmeiras para se afastar do Z4
Timão triunfa por 2 a 0 com gols de Garro e Yuri Alberto