Unit estreia como sede da Copinha de Futebol 7 e reúne 600 jovens atletas

Promovido pela Federação Sergipana da modalidade, o torneio mobiliza 40 equipes de Aracaju, interior sergipano e cidades baianas em três dias de competição

Publiciado em 11/08/2025 as 08:34

O campo de futebol do Complexo Esportivo da Universidade Tiradentes (Unit) foi palco, nesta semana, de um grande torneio que envolveu escolinhas e clubes que formam crianças e adolescentes para as categorias de base do chamado Fut7, uma modalidade de transição entre o futsal, jogado em quadras, e o futebol de campo, jogado na grama natural. A Copinha de Futebol 7, promovida pela Federação Sergipana de Futebol 7 (FSF7), aconteceu entre quinta-feira, 7, e sábado, 9, reunindo cerca de 600 atletas com idades entre 8 e 14 anos, representando 40 equipes de clubes e escolinhas de futebol de Aracaju, do interior sergipano e de cidades da Bahia.

Esta é a primeira vez que a Unit recebe um torneio desta modalidade esportiva, que antigamente era chamada de “futebol soçaite”. Nela, os times são formados por um goleiro e seis jogadores, que disputam as partidas em um campo com dimensões reduzidas. É uma modalidade que está em crescimento no Brasil e também em Sergipe. No mais recente Campeonato Brasileiro de Futebol 7, três equipes sergipanas conquistaram títulos nacionais nas categorias sub-15 masculino, sub-17 feminino e sub-17 masculino.

A presidente da FSF7, Patrícia Gomes Cintra de Souza, diz que a ideia da Copinha é fomentar e preparar as categorias de base, através de um torneio chancelado e organizado pela entidade, com todo o ambiente e estrutura que se assemelha ao futebol profissional. “A gente já tem outras competições nas categorias ímpares, porque geralmente a gente faz a Sub-9, Sub-11 e Sub-13. E a gente queria contemplar as categorias pares da base, que são a Sub-8, Sub-10, Sub-12, etc. E uma das nossas professoras teve a ideia de fazer esse torneio aqui no campo da Unit, porque a gente se identifica muito com ele e tem uma ótima estrutura. É a primeira edição da Copinha agora em parceria com a Unit, e a nossa intenção é que, dando tudo certo, a gente continue a parceria para ter outras edições”, disse ela. 

O coordenador de Esportes da Unit, professor Walter Thiessen, também destacou os diferenciais do formato e o ineditismo da realização desta modalidade no Complexo Esportivo. “É a primeira vez que acontece aqui na Unit uma Copa de Fut7 nessa faixa etária, usando três campos de Futsal dentro do campo da oficial de grama, né? É uma experiência nova também para a instituição. Sempre é importante trazer esses eventos para dar visibilidade e acolher a sociedade dentro da nossa instituição. É uma forma de divulgação do nosso local, do nosso complexo, da nossa estrutura. O local é bem acolhedor para as famílias, porque temos a participação de vários familiares das crianças”, afirma. 

O ambiente inspira jovens jogadores como Anthony Gabriel Reis, 14 anos, que estuda o nono ano do Ensino Fundamental no Colégio Salesiano. Ele começou a jogar futsal desde os sete anos de idade e entrou para o Fut7 três anos depois. Ele disputou a Copinha pela equipe BSP (Botelho Sports Program), também de Aracaju. 

“Sempre gostei de futebol. Desde pequeno, tive um sonho que eu venho progredindo para tentar realizar, que é ser jogador profissional. O Fut7 ajuda os menores de 11 anos a fazer a transição para o campo. Eu já treino aqui na Unit e acho o ambiente bom, bem organizado. É bom pra jogar, o ar é mais leve, essas coisas…”, diz Anthony, que também admite a possibilidade de estudar na Unit quando concluir o Ensino Médio. “Pretendo fazer Direito. Não tem muito a ver não, mas jogador de futebol tem que sempre ter a segunda opção.Tem que ter o profissional, que é o sonho, e tem que ter o certo, que é o estudo”, reflete ele, enquanto se divertia batendo bola com outros colegas em uma animada roda de futebol de mesa. 

O local chama a atenção também de profissionais veteranos, que já se destacaram no futebol profissional. Um deles foi o ex-jogador Fábio Almeida de Jesus, o “Fabinho Cambalhota”, atacante com passagem pelos times do Sergipe, do Confiança, do Itabaiana, do Treze (PB) e do Boa Esporte (MG), entre outros clubes. Hoje, ele treina o Baden Powell Clube, uma das principais escolinhas de futsal e futebol de Aracaju. “É muito boa essa oportunidade que os garotos estão tendo de jogar em campo bom, com gramado adequado. Isso vai ser muito bom para eles. A gente fica feliz pela Unit ter aberto esse espaço para a competição, e espera que aconteçam mais competições como essa. Eu treinava muito aqui quando jogava no Confiança, e para os jovens, ter um espaço disponível como esse é maravilhoso”, elogiou. 

 

Autor: Gabriel Damásio

Fonte: Asscom Unit

Publicidade

Publicidade