Sergipe sediará a Jornada de Solidariedade com a Palestina

Evento terá programação internacional inédita no Brasil, conectando sociedades árabes e latino americanas

Publiciado em 26/10/2025 as 09:17

Entre os dias 14 e 24 de novembro, Sergipe sediará a Jornada de Solidariedade com a Palestina, que reunirá na programação um festival de cinema, oficinas e conferências sobre a Palestina e suas relações com a sociedade brasileira. O evento será realizado em parceria entre o Centro Internacional de Estudos Árabes e Islâmicos (CEAI-UFS) da Universidade Federal de Sergipe, o Instituto Ibrahim Abu Lughod, da Universidade de Birzeit na Palestina, a organização CineFertil, da Argentina, entre outras instituições.

Pela primeira vez, o Festival Internacional de Cinema Latino Árabe (LatinArab International Film Festival) passará a ser realizado em múltiplos países simultaneamente e, no Brasil, sua sede definitiva será em Sergipe, no Centro Internacional de Estudos Árabes e Islâmicos.

A iniciativa nasce a partir da necessidade de fortalecer a cooperação cultural do sul global, como também criar uma plataforma de diálogo entre as sociedades árabes e latino americanas a partir do cenário contemporâneo de crises, especialmente o genocídio na Palestina.

A primeira edição nesse novo formato continental será dedicada especialmente à Palestina, e contará com exibições gratuitas de filmes inéditos no Cinema Walmir Almeida, entre 14 e 16 de novembro. O festival, que há mais de uma década é o principal espaço de difusão da cinematografia árabe na América Latina reunirá convidados e diretores palestinos, árabes e latino-americanos em um encontro entre cultura e pesquisa.

“O Festival permite ao público sergipano o contato com uma cinematografia que não chega até os cinemas comerciais e dificilmente chega aos cinemas aqui no Brasil, então é a oportunidade das pessoas assistirem filmes de diversos países árabes”, explicou o professor do Departamento de Relações Internacionais da UFS e Coordenador do evento.

Além do Festival, a programação da Jornada de Solidariedade promoverá uma Conferência Internacional em parceria com a Universidade palestina de Birzeit. Serão realizados debates com convidados nacionais e estrangeiros e professores da UFS, nos dias 17 e 18 de novembro. A programação ainda inclui uma oficina de cinema com a diretora e roteirista saudita Abrar Qari, no dia 18. O evento de encerramento será durante o Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), no dia 23 de novembro, com a roda de conversa “Jornalismo, Literatura e Palestina”, na Sala Mangue Jornalismo, em parceria com a Mangue.

Todo o evento tem o intuito de aproximar a sociedade e a arte sergipana de grandes questões globais contemporâneas, principalmente, do genocidio cometido contra o povo da Palestina. Pensando nisso, a Jornada integrará à sua programação pesquisadores e artistas palestinos para apresentarem suas próprias perspectivas sobre os acontecimentos no Oriente Médio.

“A gente ouve muito os outros falarem sobre a Palestina, e eu acho que essa é a grande mensagem do evento, nós temos a oportunidade de ouvir as vozes dos próprios palestinos, das próprias palestinas, e entender quais são as principais questões para eles, como eles estão vivenciando a situação do genocidio”, destacou Geraldo Adriano Campos.

A Jornada também celebrará o acordo institucional entre a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Universidade de Birzeit, além de inaugurar a Rede Global de Estudos sobre Processos Coloniais. A Jornada conta com o apoio do mandato do deputado João Daniel.

 

 

Fonte: Infonet

Publicidade

Publicidade