Outubro rosa: saiba quando a prevenção pode ser o melhor caminho
As estatísticas mostram que o câncer ainda é uma das doenças que mais acarretam em vítimas fatais, ocupando o 2º lugar no ranking das doenças que mais matam no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Só em 2010, surgiram 49.240 novos casos e a cada ano aumenta 22%.
Diante dessa realidade, é fundamental que as mulheres, principalmente, a partir dos 40 anos não abram mão de fazer a mamografia que é o principal exame para rastrear o câncer de mama e tem sido o mais eficiente.
A partir da descoberta precoce as mulheres têm mais de 90% de chance de cura com o tratamento. Aline Lira Gonçalves, enfermeira do Hapvida, explica sobre o funcionamento da mamografia.
"O tecido mamário aparece branco e opaco e o tecido gordo aparece mais escuro e translúcido. Nas imagens, é feito um exame de raios x nas mamas, de cima para baixo, e de lado a lado. O diagnóstico da mamografia focaliza uma parte ou área com tecido anormal", esclarece a enfermeira.
A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) orienta que mulheres com mais de 40 anos realizem esse exame anualmente. "O câncer de mama identificado em estágios iniciais, quando as lesões são menores de dois centímetros de diâmetro, apresenta prognóstico mais favorável e elevado percentual de cura", destaca Aline.
A enfermeira ainda indica como as pacientes devem ir ao fazer o exame. "Evitar usar desodorante, creme, talco ou perfumes nas mamas e nas axilas, essas substâncias podem deixar resíduos que interferem no resultado do exame. Posicionar-se corretamente durante a mamografia ajuda a detectar lesões mais invasivas", elucida.
Outubro Rosa
O outubro rosa é o período em que acontece uma campanha massiva em todo o mundo e alerta sobre o câncer de mama e a importância da prevenção. De acordo com o Inca, entre 2014 e 2015, mais de 57 mil novos casos foram descobertos no Brasil. O Hapvida lembra que as consultas regulares e os exames de mamografia são essenciais para a descoberta precoce. Quando detectados precocemente, o câncer de mama tem 90% de chance de cura.