Com demanda crescente, Hapvida NotreDame Intermédica investe na ampliação da linha de cuidado em saúde mental

Maior empresa de saúde da América Latina realiza, mensalmente, mais de 40 mil atendimentos remotos em psiquiatria e psicologia pela telessaúde

Publiciado em 27/09/2024 as 11:39

A saúde mental é tão importante quanto os cuidados com a saúde física. A demanda por atendimento para esse tipo de condição vem crescendo e teve um salto significativo após a pandemia de covid-19. Na rede da Hapvida NotreDame Intermédica, são cerca de 40 mil atendimentos remotos por mês pela telessaúde, que conta com 215 profissionais dedicados às psicoterapias. 

 

O aumento na demanda levou a maior empresa de saúde do país a desenvolver uma linha de cuidado em saúde mental disponível a seus milhões de pacientes. “O diferencial do programa está na abordagem integrada, centrada na pessoa e abrangente, que busca não apenas tratar doenças, mas promover o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes”, explica Adria Mara, diretora-executiva de Saúde Digital e Clínicas Médicas da Hapvida. 

 

Os hospitais e prontos atendimentos da rede contam com especialistas na avaliação de pacientes que chegam em situações de crise de saúde mental. O médico emergencista tem a possibilidade da teleinterconsulta, por meio da qual psiquiatras auxiliam no diagnóstico, esclarecem dúvidas clínicas e qual a conduta médica mais adequada ao caso – resultando em melhor definição do procedimento a ser adotado. Nestes casos de urgência, o parecer é dado em até três horas, em qualquer unidade do país. Desde o início do ano, foram emitidos mais de 8,6 mil pareceres.

 

“A rapidez no diagnóstico e na definição do tratamento e o cuidado integral com o paciente reduz a necessidade de internações psiquiátricas e diminui o tempo de permanência no hospital”, ressalta Gabriel Corrêa, coordenador nacional de Psiquiatria da Hapvida. A internação é indicada quando a pessoa representa algum risco para si ou para a sociedade e as especificidades de cada caso são analisadas cautelosamente pela equipe, o que garante um tratamento eficaz ao beneficiário. 

 

Após a passagem pelo pronto atendimento e alta médica, o paciente é automaticamente direcionado à linha de cuidado em saúde mental, cujo objetivo é evitar novas pioras no quadro clínico, abandono de tratamento e reinternações indevidas, que podem ser prejudiciais para o restabelecimento pleno do indivíduo em seu contexto psicossocial. A iniciativa contempla o telemonitoramento, no qual uma equipe acompanha a rotina de medicação, a evolução do tratamento e as marcações e acessos às teleconsultas. Segundo Corrêa, há a busca ativa de pacientes e de familiares para oferecer acolhimento e tratamento. “Temos o cuidado de facilitar o agendamento das primeiras consultas ou avaliações psicológicas porque entendemos a sensibilidade que este contato inicial requer”, completa.

 

Com a campanha do Setembro Amarelo, a valorização da vida está em pauta. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo, cerca de um bilhão de pessoas apresenta ao menos um problema relacionado à saúde mental, seja estresse, depressão ou transtornos mentais. O Brasil figura entre os países com os piores indicadores. Nesse cenário, oferecer atendimento com profissionais qualificados é de extrema importância para evitar o agravamento do quadro clínico.

 

Ascom Hapvida