Ações de fomento ao turismo em Sergipe fortalecem o setor e consolidam estado com um dos principais destinos
Por meio da Secretaria do Turismo, que teve o maior montante de recursos visto até hoje, Sergipe participou de feiras e eventos nacionais, capacitações para agentes de viagens, entre outras ações de fortalecimento da cadeia turística no estado
O estímulo e fortalecimento do turismo enquanto política pública tem sido uma das prioridades da atual gestão estadual. Nos primeiros dez meses desse ano, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), tem trabalhado de forma intensa no sentido de promover o Destino Sergipe nos principais mercados emissivos de turistas do Brasil e também no mercado interno, apresentando os atrativos de um modo diferenciado e impactante. Ao movimentar e desenvolver o setor no estado, visa aumentar a geração de empregos e renda, principal mote dessa gestão.
Para o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, o atual modo de fazer turismo em Sergipe se fortalece com a participação direta e efetiva do governador Fábio Mitidieri em reuniões e eventos. Além disso, segundo ele, o governo aportou recursos financeiros nunca antes vistos para impulsionar Sergipe nacionalmente. “Somente este ano foram disponibilizados R$ 15 milhões para o setor do turismo em Sergipe. Para bem gerir esses recursos, elaboramos o Planejamento Estratégico do Turismo, com colaboração dos atores da cadeia do setor, tivemos atuação integrada com as demais secretarias de Estado, além do diálogo com municípios e iniciativa privada. A essência é investir na promoção do destino”, explica o secretário.
Segundo a secretária executiva da Setur, Daniela Mesquita, no plano de ações promocionais, está evidenciar a diversidade das belezas naturais, atrativos culturais e gastronômicos com assinatura da sergipanidade; promoção de eventos em todas as vertentes; ações para o consumidor final (turista) e para o público especializado (operadoras, agentes de turismo e mídia especializada). “Também estamos fazendo campanhas publicitárias on-line/off-line, viagens de familiarização (famtour/presstrip), mídia compartilhada com operadoras de turismo e companhias aéreas, participação em feiras nacionais com compras de estandes e ações de marketing promocional de movimentação dos estandes”, descreve.
Ações empreendidas
Nesse início de gestão, estão sendo desenvolvidas campanhas com conteúdo audiovisual e jornalístico, como matérias especiais, vídeos dos destinos, programa ‘Sergipe de Perto’ e ‘Agenda Sergipe’, que estrearam em abril sob o comando do digital influencer Marcos Pako. Entre as ações executadas, destaque para o lançamento do Calendário de Eventos de Sergipe 2023 e do aplicativo Sergipe de Perto, além de importantes parcerias fechadas com a Prefeitura de Aracaju e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE).
Nesse contexto, ressalte-se as visitas às maiores operadoras de turismo de vários estados brasileiros para estreitar e fortalecer relações nos grandes mercados emissivos. Assim, foram realizadas capacitações e road shows para centenas de agentes de viagens. A primeira delas foi a Caravana ‘Sergipe é o País do Forró’, que visitou Alagoinhas, Feira de Santana, Salvador e Lauro de Freitas, na Bahia, no final de setembro e nos primeiros dias de junho. Depois, essas ações se estenderam à Brasília (DF), Goiânia (GO), Curitiba (PR), Joinville, Balneário de Camboriú e Florianópolis, todas em Santa Catarina.
A equipe da Setur participou de duas edições do ‘Agente Tá On’, evento promovido pela operadora de turismo Azul Viagens que reuniu centenas de agentes e fornecedores da indústria e parceiros da operadora. A primeira foi em Campinas (SP), em agosto, e a segunda, em Belo Horizonte (MG), em outubro.
O resultado das ações para a divulgação do Destino Sergipe tem se refletido no aumento mensal no número de embarques e desembarque de passageiros no estado. No mês de setembro, o crescimento registrado pela empresa que administra o Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria foi de 21,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Foi, inclusive, o nono mês consecutivo neste ano em que a unidade aeroportuária da capital sergipana apresenta tal crescimento.
Nos nove primeiros meses de 2022, o total de embarques e desembarques em Sergipe foi de 696.565 passageiros. Já no mesmo período de 2023, houve um aumento de 24,57%, o que equivale a 867.741 embarques e desembarques. Na avaliação do secretário do Turismo, Marcos Franco, diversos fatores têm contribuído para o aumento no fluxo de passageiros no Aeroporto de Aracaju. Entre eles, destaque para as ações promovidas pela Setur para divulgar o Destino Sergipe nos principais mercados emissivos de turistas para o estado, a exemplo de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Também foram realizadas tratativas com as companhias aéreas Gol, Azul e Latam para melhorar e ampliar a malha aérea de Sergipe, inclusive com confirmação de novos voos da Azul e da Gol; promoção nas mídias da Gol: matéria na revista dessa companhia aérea, exibição do clipe ‘Sergipe é o País do Forró’ no lounge da Gol no Aeroporto de Guarulhos (SP) e convite dos comissários na aeronave para os passageiros vivenciarem o mês de junho inteiro de festas em Sergipe.
Aliás, os festejos juninos foram um capítulo à parte. O Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, em Aracaju, contou com inéditos 60 dias de forró, o que surpreendeu tanto turistas quanto visitantes. Foram mais de 250 atrações nacionais e locais, além de trios pé de serra e apresentações de quadrilhas juninas. E mais: foi, ainda, criada a Segundona da Rua São João, um projeto previsto para durar o ano inteiro, realizado em parceria com a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap).
Eventos nacionais
A volta da participação de Sergipe em importantes eventos de turismo em nível nacional foi uma determinação do próprio governador Fábio Mitidieri que tem sido realizada nesses primeiros meses de gestão, em algum deles, com a presença do chefe do Executivo estadual. Nesse período, o estado já marcou presença na Feira Internacional de Negócios (FIN Brasil), nos dias 28 e 29 de março, em Florianópolis (SC); da WTM Latin America 2023, de 3 a 5 de abril; da 25ª Feira de Turismo Avirrp, em agosto, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo; do 25º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor 2023), de 19 a 22 de setembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná, simultaneamente à 48ª Reunião Anual de Pavimentação (RAPv) e à 4ª ExpoEnacor; da 50ª edição da Abav Expo, a mais importante feira de turismo do Brasil, de 27 e 29 de setembro, no Rio de Janeiro; e mais recentemente a Brasil Travel Market (BTM), em Fortaleza, no Ceará, nos dias 19 e 20 outubro.
Nesses eventos, Sergipe apresentou estandes modernos, altamente tecnológicos e imersivos, que impactaram positivamente os visitantes, atraindo de modo inovador os olhares e o interesse para Sergipe. Participações que já têm colocado Sergipe na rota de principais destinos turísticos principalmente da região Nordeste. O próximo evento em nível nacional já está agendado para o mês de novembro, de 9 a 12, quando a Setur participará do Festival de Turismo de Gramado, no Rio Grande do Sul.
E não para por aí. O Governo de Sergipe, por meio da Setur e outras secretarias, também promoveu a captação de grandes eventos para o estado: Jungle Fight, maior evento de MMA da América; Iron Man; 27º Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida; 42º Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia e 16° Congresso Sergipano de Cardiologia; Expo Pesca & Aquicultura 2023; a XXVII Gincana de Pesca Norte e Nordeste, na Praia da Caueira, em Itaporanga D’Ajuda, e 26° Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor), que acontecerá em 2024. Mobilização que mostra o quanto o fomento ao turismo em Sergipe tem sido tratado como política pública.
Fonte: ASN
Aeroporto de Aracaju registra aumento de 5,5% no fluxo de passageiros em setembro
Crescimento ocorreu em comparação ao mesmo período de 2023 e reflete promoção do destino pelo Governo de Sergipe