Experiência em estágios contribui para a formação de profissionais de enfermagem

Ex-aluna da Unit, a enfermeira Irla Karoline Rocha atuou no Samu e está hoje na supervisão de enfermagem do Hospital Primavera, em Aracaju

Publiciado em 11/04/2024 as 13:00
Divulgação/ Unit

“O que mais gosto da Enfermagem é o cuidar. Cuidar dos pacientes, dos colaboradores, dos colegas de profissão. O cuidado é a essência da profissão. Isso me cativa e me inspira até hoje”. Esta é a definição da enfermeira Irla Karoline Nunes da Rocha sobre a profissão que decidiu seguir quando entrou para a Universidade Tiradentes (Unit), em 2012, e na qual começou a ganhar experiência ainda nos estágios curriculares e extracurriculares. Formada pelo curso de Enfermagem desde 2017, atualmente ela é uma das supervisoras de Enfermagem do Hospital Primavera, um dos principais da rede privada em Aracaju.


Ela conta que sempre soube que sua profissão no futuro seria algo na área de saúde, e que um dos incentivos neste sentido foi a carreira de sua mãe, que foi técnica de enfermagem. Já nos estágios, ela atuou em funções de monitoria e, principalmente, na área de urgência e emergência, considerada uma das mais complexas e delicadas da profissão. Em 2016, ela fez o curso de atendimento pré-hospitalar do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), conhecido como ‘Bananinhas do Samu’.


“Ali foi eu onde pude ter uma experiência única, ao conhecer um serviço essencial para a saúde e que me trouxe um diferencial no currículo e muito aprendizado. Nos estágios, eu acompanhava os enfermeiros do setor, executava procedimentos com supervisão do preceptor ou enfermeiro e sempre buscava colocar em prática o que aprendia na sala de aula”, lembra a ex-aluna, que diz ter escolhido a Unit pela qualidade na formação, pela boa avaliação do curso de enfermagem e por toda estrutura oferecida ao aluno. “Ela contribuiu comigo de forma muito positiva, não só na minha formação profissional, como também na vida me tornando uma pessoa preparada para as mais diversas situações”, completa Irla.


A experiência na universidade levou a jovem profissional ao Hospital Primavera, onde ingressou em 2018, após a sua formatura. Do começo como enfermeira assistencial na unidade de emergência, ela passou pelo cargo de enfermeira-referência, atuando na gestão da unidade. E seis meses após a promoção, Irla foi convidada a assumir a Supervisão de Enfermagem do plantão noturno, período no qual ela atua na gestão de processos e de pessoas, liderando a equipe de enfermagem e também as áreas de apoio necessárias para garantir o pleno funcionamento do hospital.


“Os conhecimentos teóricos e científicos adquiridos na academia, me deram ferramentas para hoje desempenhar meu trabalho na supervisão. As experiências passadas pelos professores, as oportunidades de desenvolver minhas habilidades durante a graduação, como a participação em monitorias, pesquisa e extensão me auxiliam até hoje no trabalho, diz Karoline, que foi aprovada no concurso público realizado em 2023 pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal responsável pela administração dos hospitais universitários federais de todo o país, incluindo os da Universidade Federal de Sergipe (UFS).


A persistência nos estudos e na qualificação profissional, mesmo após a formatura, é a principal dica que Karoline dá aos jovens que buscam um espaço qualificado no mercado de trabalho. “Busquem uma boa formação, nunca parem de estudar, se aprimorem e se dediquem. O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo, e as empresas buscam não só um profissional bem formado, mas principalmente aqueles que se comprometem com a visão e missão da instituição”, orienta.


Autor: Gabriel Damásio
Fonte: Asscom Unit