Sergipe é o primeiro estado brasileiro a assinar acordo com Emater de Minas Gerais para usar a plataforma ÉdoCampo

Ao participar do marketplace, os agricultores familiares de Sergipe poderão comercializar seus produtos para todo o Brasil

Publiciado em 07/11/2024 as 16:00
Emdagro/ Reprodução

Uma ação envolvendo Sergipe e Minas Gerais vai impulsionar a comercialização de produtos da agricultura familiar dos dois estados. Na última quarta-feira, 6, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) firmaram um acordo de cooperação técnica para incluir os pequenos produtores sergipanos no marketplace ‘ÉdoCampo’, a plataforma de comércio eletrônico criada pela empresa mineira para facilitar a venda direta de produtos rurais ao consumidor.

O acordo foi assinado pelo presidente da Emdagro, Gilson dos Anjos, e o presidente da Emater-MG, Otávio Maia, em São Luís (MA), durante a Assembleia Geral da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer). Com isso, agricultores familiares de Sergipe poderão comercializar seus produtos para todo Brasil por meio do comércio eletrônico.

De acordo com a cooperação técnica, a Emdagro será responsável pela captação dos produtores sergipanos, conferência de documentos e inserção dos mesmos na plataforma, enquanto a Emater-MG cuidará da operacionalização e da gestão das vendas online, como já ocorre com os produtos mineiros.

O presidente da Emdagro destacou a importância do sistema para o produtor. “Eu, particularmente, conheci o funcionamento desse sistema de vendas e fiquei encantado. Uma iniciativa que ajuda bastante a resolver um dos gargalos para o produtor, que é a comercialização. Produzir não é difícil, difícil é comercializar. O agricultor familiar precisa estar com dinheiro no bolso para melhorar sua vida pessoal e economicamente, e estamos criando condições para isso”, pontuou Gilson dos Anjos.

“A parceria vai fortalecer os produtores rurais de Sergipe, acessando diretamente o consumidor final. Vai valorizar toda a história, a cultura e agregar valor aos produtos da agricultura familiar, das cooperativas, das entidades produtoras rurais do Sergipe”, acrescentou o presidente da Emater-MG, Otávio Maia.

A Emater-MG vai programar uma capacitação para que técnicos da Emdagro e agricultores familiares de Sergipe conheçam o funcionamento da plataforma ÉdoCampo. A expectativa é de que as vendas dos produtos sergipanos comecem no primeiro semestre de 2025. Serão doces, grãos, mel, queijos, laticínios, produtos orgânicos, artesanato, entre outros.

Para o presidente da Emater-MG, a participação de Sergipe no marketplace vai beneficiar também os produtores de Minas Gerais, pois a plataforma de venda ficará mais conhecida no nordeste do país. “Já temos consumidores assíduos de São Paulo, de Brasília, de várias partes do país. Acreditamos que nós vamos abrir uma grande possibilidade de comercialização também no estado de Sergipe. É uma parceria em que todos ganham”, concluiu.

ÉdoCampo
O ‘ÉdoCampo’ foi lançado pela Emater-MG no final de 2023, durante as comemorações aos 75 anos da empresa. Atualmente, o site de vendas conta com mais de 80 produtores cadastrados que, juntos, ofertam quase 600 diferentes itens como queijos, cafés, doces, artesanato, cachaças, etc.

Quem faz as compras no site tem a opção de pagar com cartão de crédito ou pix. A entrega é feita no endereço indicado pelo comprador. Todos os produtos colocados à venda possuem algum tipo de habilitação sanitária, que pode ser federal, estadual ou municipal.

A coordenadora técnica estadual da Emater-MG, Thiara Viggiano, explicou que esta habilitação determina para onde o produtor poderá vender seus produtos. “No caso de quem possui a habilitação sanitária municipal, por exemplo, poderá vender apenas para o município onde produz. Mas a maioria dos produtos tem entrega para todo o Brasil, pois possui habilitação sanitária federal”, informou.

Fonte: ASN