Peregrinação de Divina Pastora fortalece a cultura sergipana e impulsiona a economia local

Comercialização de artigos religiosos, artesanatos e alimentos estão entre os principais produtos e serviços prestados pela população ao longo da peregrinação que conta com uma expectativa de, aproximadamente, 200 mil pessoas

Publiciado em 15/10/2023 as 08:00
Jhennifer Laruska/ ASN

Foi com um grupo de jovens universitários, inspirados pelo então arcebispo de Aracaju, Dom Luciano Cabral Duarte, que teve início a peregrinação rumo ao Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora, padroeira de Sergipe, localizado no município de mesmo nome, no leste sergipano. Fé e devoção são a marca da tradicional celebração religiosa que chega à sua 65ª edição com impactos econômicos significativos voltados ao empreendedorismo e ao turismo local. Aproximadamente 200 mil pessoas são esperadas pela organização neste final de semana.

Considerada Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe, a peregrinação tem atraído turistas de vários estados brasileiros e impulsionado o comércio local ao longo dos anos, movimentando não somente o município, mas também o estado. A comercialização vai de artigos religiosos a artesanatos de renda irlandesa, alimentos, entre outros.

“É um evento imenso para uma cidade pequena que se prepara da melhor forma sempre para acolher, mas a multidão é muito grande. Então, esse momento de fé e de esperança que acontece todos os anos aqui na cidade de Divina Pastora, ele se une também a essas outras duas importâncias: a importância cultural, pois é um evento que é próprio de Sergipe e que traz a cultura do estado, a fé do povo sergipano… e, também, a importância econômica, uma vez que faz girar a roda da economia para as pessoas que são da cidade e para muitos outros que vêm de outros lugares”, afirma o padre Jhonatan Michael, reitor do Santuário de Divina Pastora.

De acordo com a prefeita do município, Clara Rollemberg, a cidade se preparou para receber os peregrinos durante este fim de semana. “É uma festa com impacto enorme. As pessoas se planejam o ano todo para vender, para movimentar a economia. Pessoas que fazem comida, pessoas que fazem seus lanches… A cidade está preparada, toda organizadinha para receber essa quantidade de romeiros”, afirma a prefeita.

Foi, inclusive, durante a peregrinação de Divina Pastora, em outubro de 2021, que nasceu uma das principais associações de rendeiras do município. Uma ação em meio à devoção religiosa que também revela o amor pela produção artesanal histórica produzida na cidade, a renda irlandesa. “A imagem de Nossa Senhora fica, inclusive, na praça, de frente para nossa associação. A gente parou o dia, ficou recebendo os turistas que vinham, agradecendo as bênçãos e pedindo proteção pelas lutas futuras”, lembra a presidente da Associação das Rendeiras Independentes de Divina Pastora (Asdrin), Neidiele Silva.

Segundo Neidiele, o impacto financeiro da peregrinação é significativo e muitos peregrinos costumam procurar a renda irlandesa, Patrimônio Cultural do Brasil, para conhecer e comprar ao longo do evento. “A gente começou, também, a abrir [a associação] para que essas pessoas que vêm ao santuário também aproveitem essa viagem, passem na associação e adquiram a sua lembrança ou, até mesmo, só conheçam o nosso produto, mas que tenham esse acesso. Financeiramente falando, é um impacto muito grande. A gente fala desde o pessoal que comercializa água mineral até a própria dona de casa que comercializa refeições”, afirma.

Quem também compartilha sobre a importância da peregrinação para a movimentação da economia local é o comerciante divina-pastorense José Matos. “Principalmente para o meu comércio, é ótimo. É uma oportunidade ótima, porque você tira o sustento, né? E é uma renda a mais nesse período”, destaca.

Confira a agenda programada

Sábado, dia 14

17h - Missa com a imagem de Divina Pastora no Santuário de São Judas Tadeu, em Aracaju

18h - Carreata com a imagem de Divina Pastora do Santuário de São Judas, em Aracaju, para a cidade de Divina Pastora

19h30 - Santa Missa de abertura da 65ª Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora

21h - Show com o Ministério de Música da RCC Propriá

Domingo, dia 15

5h - Missa e benção de envio em Riachuelo

6h - Saída da imagem da Divina Pastora com os peregrinos de Riachuelo para a Praça do Cruzeiro, em Divina Pastora

7h30 - Terço de Nossa Senhora (palco)

8h - Santa Missa (palco)

9h30 - intervalo

10h - Animação e oração (palco)

10h30 - Adoração

11h30 - Intervalo

13h - Show com Pe. Adeilson Carlos

14h - Vinda da imagem da Divina Pastora da Praça do Cruzeiro para o palco

14h30 - Terço da Divina Pastora e consagração

15h - Santa Missa e encerramento

Fonte: ASN