Peregrinação a Divina Pastora reúne milhares de pessoas

Em homenagem a Nossa Senhora Divina Pastora, maior romaria de Sergipe está em sua 65ª edição e movimenta a economia e o turismo religioso no estado

Publiciado em 16/10/2023 as 06:00
Marcos Pako/ ASN

A pequena Divina Pastora, no leste sergipano, se transformou na cidade da fé neste final de semana, nos dias 14 e 15. Foi quando milhares de pessoas se deslocaram de vários pontos de Sergipe e até mesmo de alguns estados vizinhos em peregrinação ao município para homenagear Nossa Senhora Divina Pastora, que é padroeira do estado de Sergipe. Consolidada como o maior evento religioso do estado e um dos mais importantes do país em volume de fiéis, a romaria causa impactos econômicos significativos voltados ao empreendedorismo local e, também, estimula o turismo religioso, uma vertente do setor turístico que, cada vez mais, vem ganhando destaque em Sergipe.

Realizada há mais de seis décadas, a peregrinação ao Santuário de Divina Pastora é considerada Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe desde 2014. O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, aliás, destaca que esse título reforça a importância da romaria de Nossa Senhora Divina Pastora dentro do turismo religioso no estado. “O turismo da fé é um grande segmento dentro do setor turístico de Sergipe, que vem ampliando a capacidade de atrair visitantes e turistas ano a ano”, opina.

De acordo com Marcos Franco, desde o início da atual gestão, a Setur tem promovido diálogos com representantes dos principais roteiros e destinos que exploram o turismo religioso no estado, conhecidos pelas romarias, a exemplo da de Nossa Senhora Divina Pastora. “Buscamos ampliar e trabalhar a logística junto aos grandes mercados, apresentando esses atrativos. Nas próximas feiras e trabalhos segmentados a esse público, vamos apresentar tanto as tradições como o que há de novo, de mais recente nessas atividades de turismo religioso no nosso estado”, ressalta o secretário.

A fotógrafa Sara Nassif, de Salvador (Bahia), é um exemplo de turista que vem ao estado atraído pelo turismo religioso. É a primeira vez que ela visita Divina Pastora. “Vim para conhecer a festa e estou impressionada com a fé dessas pessoas. Fiquei chocada e emocionada quando vi aquelas pessoas colocando os objetos ao lado da santa no altar. É uma festa muito grande, e eu estou muito feliz em ter conhecido a romaria de Divina Pastora”, afirma Sara.

Devoção e tradição

Este ano, a programação da festa católica foi guiada pelo tema ‘Eis aqui a Serva do Senhor’ e a celebração foi organizada pelo Santuário de Divina Pastora em parceria com a Prefeitura do município e o apoio do Governo do Estado, da Arquidiocese de Aracaju e das Dioceses de Estância e de Propriá. Destaque-se que, desde o dia 7 de outubro, a imagem da Divina Pastora estava exposta para visitação no Santuário São Judas Tadeu, em Aracaju, e permaneceu ali o último sábado, 14, quando foi levada para a cidade de origem.

Segundo o padre Jhonatan Michael Calixto Farias, pároco de Divina Pastora, a peregrinação é muito importante tanto do ponto de vista da fé quanto do ponto de vista cultural e econômico. “O evento é Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe, que gera um crescimento de renda muito grande para o município até para outros estados que vem comercializar seus produtos. Graças a Deus, a romaria foi um sucesso este ano. É um evento próprio de Sergipe. Fico feliz que proporciona o aumento da fé das pessoas, mas, também, que a peregrinação levante essas duas bandeiras: a da cultura e da economia sergipana. Com as três caminhando juntos, a gente consegue fazer esse evento tão bonito”, avalia padre Jhonatan.

Entre as tradições relacionadas à festa de Divina Pastora está a romaria que os fiéis fazem ao sair do município vizinho de Riachuelo, nas primeiras horas da manhã, enfrentando uma caminhada de, aproximadamente, dez quilômetros pela Rodovia SE-160 até chegar a Divina Pastora. Outros romeiros também saem da capital, Aracaju, e de outros municípios próximos, a exemplo de Rosário do Catete. Muitos vão em busca de milagres para as agruras que os atormentam; outros simplesmente querem agradecer à Nossa Senhora pelas graças alcançadas.

De Aracaju, a jovem Tayane Jéssica Gomes Santos, de 29 anos, está no time dos romeiros que foram levar gratidão à santa. Este, aliás, é o segundo ano que ela participa para pagar uma promessa que fez em prol do irmão. “Meu irmão é epilético. Aí, eu fiz um pedido a Nossa Senhora Divina Pastora [para que ele melhorasse]. Graças a Deus, as crises epiléticas do meu irmão diminuíram. Por isso, tenho muito que agradecer a Nossa Senhora da Divina Pastora pela graça alcançada”, diz, emocionada.

Veterana, Maria de Fátima Dória de Santana, de 62 anos, participa da peregrinação a Divina Pastora há cerca de uma década. Este ano, foi prestar agradecimento pelas muitas graças concedidas por Nossa Senhora Divina Pastora a ela e à família dela. “Hoje, trouxe minhas irmãs, Ana, Lúcia e Maria Estela. Sempre peço a intercessão a Nossa Senhora Divina Pastora. O filho pede a benção e ela derrama as bênçãos para a nossa vida”, declara.

Economia

Vale destacar que o município de Divina Pastora tem grande importância cultural para o estado, pois é referência quando se trata do artesanato da renda irlandesa. Com a peregrinação em homenagem a Nossa Senhora Divina Pastora, também vem se tornando referência religiosa significativa, à medida que tem atraído, cada vez mais, turistas. Durante os dois dias da festa, são comercializados diversos artigos religiosos, como imagens sacras, artesanatos de renda irlandesa, alimentos, entre outros produtos. Com isso, impulsiona o comércio local e contribui para desenvolver a economia do estado.

A comerciante Palmirene Maria, de Maruim, por exemplo, atua há 20 anos como vendedora de imagens de santos e ama trabalhar na romaria de Divina Pastora. “Comercializo os objetos para muitos turistas e devotos que vêm de todo o estado e que procuram minha banca. A renda que recebo durante esse evento religioso ajuda bastante a minha família. Vale a pena trabalhar nesse evento tão maravilhoso”, assegura.

Fonte: ASN