Helicóptero em nome de empresa sergipana é aprendido em operação policial no Mato Grosso do Sul

Publiciado em 19/09/2019 as 14:28

Policiais Civis da DECO – a Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado do Mato Grosso do Sul, apreenderam, no município de Ribas do Rio Pardo, 97km de Campo Grande, capital do Estado, um helicóptero supostamente a serviço do narcotráfico naquela região. A aeronave Robson, modelo R-44 matricula PT-YEZ, pousou sem autorização em uma fazenda no município, o caso foi comunicado à Polícia Civil e diante de contradições do piloto e por fim confissão de estar a serviço do tráfico, foi preso e a aeronave apreendida.

As primeiras investigações indicam que o helicóptero estivesse a serviço do narcotráfico atuando na chamada Rota Caipira, que engloba os Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, interior de São Paulo e parte de Minas Gerais no tráfico principalmente de cocaína trazida da Bolívia e mais recentemente também do Paraguai. 

Segundo o site sul-matogrossense MS em Foco, a aeronave está cadastrada em nome da empresa Moto Pop Ltda, sediada em Sergipe, e que também é a operadora do equipamento. A informação foi confirmada pelo site da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), no entanto, a informação preliminar é que a aeronave já teria sido vendida. 

O modelo, R-44 transporta até quatro pessoas. O piloto, Daniel de Almeida Stella de 42 anos, já é investigado pelo crime de tráfico de drogas no Estado de São Paulo, região de Campinas. Chegou a ser preso em flagrante, mas foi liberado após dois meses de cumprimento da pena. Na época em que foi detido em Campinas, ele chegou a declarar que trabalhava como piloto de helicóptero e não tinha envolvimento com atividades ilícitas.

Em contato com a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, o SergipeNoticias.com conseguiu detalhes sobre o Boletim de Ocorrência, registrado no último dia 11 de setembro, mas não confirma a posse da aeronave à empresa de Sergipe. Foram registradas as autuações pelos crimes de atentado contra a segurança de transporte marítimo, fluvial ou aéreo; associação criminosa; e ainda entregar-se na prática da aviação, a acrobacias ou a voos baixos, fora da zona em que a Lei o permite, ou fazer descer a aeronave fora dos lugares destinados a este fim.