Embrapa lança revista da Turma da Mônica contra desperdício de alimentos em Aracaju

Publiciado em 26/11/2019 as 16:07

Na quinta-feira (28), a partir das 8h, a Embrapa Tabuleiros Costeiros recebe na sua sede, em Aracaju, professores, coordenadores pedagógicos, estudantes, pesquisadores, agrônomos, nutricionistas e a sociedade em geral para discutir o problema global do desperdício de alimentos.

Durante o encontro, a Embrapa fará a distribuição de uma revista em quadrinhos da Turma da Mônica e um guia didático para professores sobre consumo sustentável, lançados oficialmente nesta terça (26) em Brasília. As publicações educativas explicam os impactos negativos do desperdício de alimentos nas famílias e dão dicas de como substituir esse hábito por um consumo mais sustentável. 

A iniciativa faz parte de projeto apoiado pelos Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil, liderado pela Embrapa, em parceria com o WWF Brasil e colaboração do Instituto Maurício de Sousa. O programa é um instrumento de cooperação alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável que visa reduzir pela metade as perdas e o desperdício de alimentos global até 2030. 

“Essa ação do Embrapa & Escola também faz parte do projeto ‘Diálogos sobre desperdício de alimentos: sensibilização da juventude sobre consumo sustentável e mudanças climáticas’, que tem como foco a comunicação para mudança comportamental”, explica Gustavo Porpino, analista da secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa (Brasília/DF), coordenador da iniciativa, que participará do evento, junto com representantes da União Europeia.

O evento é gratuito a aberto a todos. Mais informações pelo telefone (79) 4009-1316 ou através do e-mail tabuleiros-costeiros.eventos@embrapa.br.

Pesquisa
Na primeira fase, entre 2017 e 2019, o projeto “Diálogos sobre desperdício de alimentos” realizou pesquisa em âmbito nacional para conhecer hábitos de consumo e desperdício de alimentos em famílias brasileiras. Os resultados apontam que 41,6 quilos de comida são desperdiçados por pessoa a cada ano. Diariamente, cada família brasileira joga fora 353 gramas, o que dá um alarmante total de 128,8 quilos de alimento que deixam de ser consumidos e vão parar nos contêineres de lixo.

>> Leia mais sobre a pesquisa aqui

O estudo também mostrou que na liderança dos alimentos mais descartados estão o arroz (22%), a carne bovina (20%), o feijão (16%) e o frango (15%), presentes nas refeições diárias da maior parte da população. “O arroz e o feijão, que encabeçam a triste estatística, são dois dos principais ingredientes de um cardápio considerado ideal para suprir as necessidades de nutrientes do organismo humano”, ressalta Porpino.

Para tentar explicar essas distorções, a pesquisa constatou ainda que, por trás dos números do desperdício, estão fatores comportamentais como a valorização da fartura, em diferentes etapas do consumo – desde a compra até o preparo do alimento. A necessidade de comprar em grande quantidade, para manter a despensa abastecida, foi confirmada por 68% das pessoas que responderam à pesquisa e que, por sua vez, afirmaram, em 52% dos casos, achar importante o excesso. Mais de 77% dos participantes admitiram a preferência por ter sempre comida fresca à mesa, o que leva 56% deles a cozinhar em casa duas ou mais vezes por dia, contribuindo com a preservação da ideia de que “é sempre melhor sobrar do que faltar”.

SERVIÇO
O que: Lançamento local de revista da Turma da Mônica e guia didático para professores sobre consumo sustentável
Quando: Quinta (28/11), 8h
Onde: Auditório da Embrapa Tabuleiros Costeiros - Av. Beira Mar, 3250 (Aracaju, SE)
Acesso: Gratuito - evento aberto ao público geral
Informações: (79) 4009-1316

Da Ascom