Embrapa lança revista da Turma da Mônica contra desperdício de alimentos em Aracaju

Na quinta-feira (28), a partir das 8h, a Embrapa Tabuleiros Costeiros recebe na sua sede, em Aracaju, professores, coordenadores pedagógicos, estudantes, pesquisadores, agrônomos, nutricionistas e a sociedade em geral para discutir o problema global do desperdício de alimentos.
Durante o encontro, a Embrapa fará a distribuição de uma revista em quadrinhos da Turma da Mônica e um guia didático para professores sobre consumo sustentável, lançados oficialmente nesta terça (26) em Brasília. As publicações educativas explicam os impactos negativos do desperdício de alimentos nas famílias e dão dicas de como substituir esse hábito por um consumo mais sustentável.
A iniciativa faz parte de projeto apoiado pelos Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil, liderado pela Embrapa, em parceria com o WWF Brasil e colaboração do Instituto Maurício de Sousa. O programa é um instrumento de cooperação alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável que visa reduzir pela metade as perdas e o desperdício de alimentos global até 2030.
“Essa ação do Embrapa & Escola também faz parte do projeto ‘Diálogos sobre desperdício de alimentos: sensibilização da juventude sobre consumo sustentável e mudanças climáticas’, que tem como foco a comunicação para mudança comportamental”, explica Gustavo Porpino, analista da secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa (Brasília/DF), coordenador da iniciativa, que participará do evento, junto com representantes da União Europeia.
O evento é gratuito a aberto a todos. Mais informações pelo telefone (79) 4009-1316 ou através do e-mail tabuleiros-costeiros.eventos@embrapa.br.
Pesquisa
Na primeira fase, entre 2017 e 2019, o projeto “Diálogos sobre desperdício de alimentos” realizou pesquisa em âmbito nacional para conhecer hábitos de consumo e desperdício de alimentos em famílias brasileiras. Os resultados apontam que 41,6 quilos de comida são desperdiçados por pessoa a cada ano. Diariamente, cada família brasileira joga fora 353 gramas, o que dá um alarmante total de 128,8 quilos de alimento que deixam de ser consumidos e vão parar nos contêineres de lixo.
>> Leia mais sobre a pesquisa aqui
O estudo também mostrou que na liderança dos alimentos mais descartados estão o arroz (22%), a carne bovina (20%), o feijão (16%) e o frango (15%), presentes nas refeições diárias da maior parte da população. “O arroz e o feijão, que encabeçam a triste estatística, são dois dos principais ingredientes de um cardápio considerado ideal para suprir as necessidades de nutrientes do organismo humano”, ressalta Porpino.
Para tentar explicar essas distorções, a pesquisa constatou ainda que, por trás dos números do desperdício, estão fatores comportamentais como a valorização da fartura, em diferentes etapas do consumo – desde a compra até o preparo do alimento. A necessidade de comprar em grande quantidade, para manter a despensa abastecida, foi confirmada por 68% das pessoas que responderam à pesquisa e que, por sua vez, afirmaram, em 52% dos casos, achar importante o excesso. Mais de 77% dos participantes admitiram a preferência por ter sempre comida fresca à mesa, o que leva 56% deles a cozinhar em casa duas ou mais vezes por dia, contribuindo com a preservação da ideia de que “é sempre melhor sobrar do que faltar”.
SERVIÇO
O que: Lançamento local de revista da Turma da Mônica e guia didático para professores sobre consumo sustentável
Quando: Quinta (28/11), 8h
Onde: Auditório da Embrapa Tabuleiros Costeiros - Av. Beira Mar, 3250 (Aracaju, SE)
Acesso: Gratuito - evento aberto ao público geral
Informações: (79) 4009-1316
Da Ascom
Período para solicitar isenção da inscrição do concurso de Auditor Fiscal Tributário está aberto até 15 de julho
Podem requerer gratuidade candidatos que estejam desempregados ou sejam doadores de medula óssea, sangue e leite materno