I Encontro Nacional de Turismo inicia com premiação para importantes personalidades da área turística

O objetivo é promover uma ampla discussão sobre o destino do turismo no país, compartilhamento coletivo de conhecimentos e fortalecendo Aracaju como um destino turístico

Publiciado em 29/11/2023 as 12:00
Sergio Silva/Secom

A capital sergipana está sediando o I Encontro Nacional de Turismo, evento promovido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), cuja abertura foi realizada na noite desta terça-feira, 28, no Centro de Convenções AM Malls Sergipe. O encontro vai até a próxima quinta-feira, 30, e o objetivo é promover uma ampla discussão sobre o destino do turismo no país, compartilhamento coletivo de conhecimentos e fortalecendo Aracaju como um destino turístico de destaque no mercado.

Na abertura do evento, o prefeito Edvaldo Nogueira, que está em viagem, foi representado pelo Secretário Municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari. Segundo ele, o turismo é algo que movimenta a cidade, o comércio e o emprego. “Quanto mais se divulgar o destino do Aracaju, quanto mais for feito para que as pessoas conheçam a cidade e venham para cá, mais estaremos contribuindo com a atividade econômica da cidade. E o prefeito Edvaldo Nogueira tem investido em equipamentos turísticos. Mas também o fato de a cidade estar arrumada, bem cuidada, faz com que os visitantes tenham uma impressão muito boa de Aracaju. Essa cidade, hoje em dia, é um destino que atrai as pessoas, não só pela beleza natural, mas também pelo fato de ser muito bem cuidada”, afirmou.

Na linha de frente do encontro, o secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga, falou sobre a importância do evento. “Estamos aqui hoje com os melhores profissionais do turismo para discutirmos com a população, empresários, professores, alunos e com todos os técnicos, uma solução para os problemas do turismo, como a malha aérea, passagens caras, enfim. Tudo isso deve ser colocado em debate nestes três dias. Esse evento traz o Ministério do Turismo e outras entidades, descentraliza as atividades delas para vir discutir aqui no Nordeste, principalmente numa capital que está se tornando a novidade do turismo nacional. Essa discussão é de fundamental importância porque os técnicos vêm conhecer os nossos equipamentos, nós vamos mostrar Aracaju de uma forma mais lúdica. O Nordeste, para mim, é a solução do turismo deste país”, declarou.

Representando o governador do Estado, Fábio Mitidieri, o secretário Especial da Comunicação Social, Cleon Nascimento, afirmou que o chefe do executivo estadual vem trabalhando para melhorar o turismo no Estado. “O governador está pleiteando mais voos para o nosso estado, através do Ministério do Turismo, e demonstrando que todos os seus projetos voltados para o turismo fazem parte de uma grande idealização para fazer com que Sergipe consiga, cada vez mais, crescer e se desenvolver através da economia e da geração de empregos. Ele lamenta não poder estar aqui hoje neste grande evento, mas traz a certeza e a mensagem de que bons ventos virão e que o turismo cada vez mais será o nosso grande impulsionador de emprego, de geração de renda”, disse.

Premiação

O encontro teve início com a apresentação cultural do grupo Batalá. Após a fala dos convidados, foi realizada a entrega do Prêmio de Turismo de Aracaju, certificando entidades públicas, privadas, empresários e profissionais do trade turístico com destacado trabalho em prol do fortalecimento do turismo em Aracaju. Um dos homenageados foi Ravison Souza, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens em Sergipe (Abav-SE). “Para todo o trade turístico, esse é um momento muito importante. Esse é o primeiro Encontro Nacional do Turismo aqui, e queremos parabenizar a Prefeitura de Aracaju, por meio do secretário Jorge Fraga, pois realmente nosso turismo está vivendo um novo momento. Estou recebendo hoje a homenagem e também representando as agências de turismo através da Abav”, explicou.

Outra premiada foi a guia de turismo Luciene Almeida, mais conhecida como Tia Lu. “Eu me sinto honrada com esse reconhecimento e feliz por Aracaju, neste momento, estar sediando este primeiro evento nacional, no qual os grandes players do turismo brasileiro encontram-se em Aracaju, onde serão discutidas várias propostas e ações para a melhoria do nosso turismo. Está de parabéns o secretário Jorge Fraga por este grande evento, porque conseguiu reunir todas as pessoas que fazem parte do turismo de Aracaju”, declarou.

Um dos convidados especiais da abertura do encontro foi Carlos Henrique Sobral, secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento do Ministério do Turismo, representando o ministro do Turismo, Celso Sabino. “Sergipe está de parabéns por este seminário, o qual, juntamente com os governos Federal e Estadual, fará com que o turismo volte a ser uma potencialidade como sempre foi. A cada dez empregos gerados no Brasil, um é no turismo. Representamos mais ou menos hoje quase 10% do PIB nacional. E Aracaju é uma cidade bonita, limpa, plana, considerada, em termos brasileiro, uma cidade até barata, onde o turista é sempre bem tratado e pode conhecer as suas belezas naturais e a sua culinária. Aracaju tem sua orla, que eu posso considerar uma das mais bonitas do Brasil. Podemos falar que temos, tanto na capital como no interior, muitos atrativos naturais para conhecer aqui no estado de Sergipe”, afirmou.

Opinião semelhante teve Guilherme Paulus, sócio-fundador da agência de viagens CVC. “Acho que esse evento realizado pela Prefeitura é um marco para Aracaju, pela importância que tem o turismo na geração de emprego e de renda. Aracaju é premiada, acho que tem um dos litorais mais lindos do Nordeste brasileiro. Então, acho que é uma grande oportunidade que nós temos de falar um pouco das histórias do turismo, e sabendo da evolução que está tendo com o próprio Ministério do Turismo, com uma força muito grande. Acredito que a gente vai gerar emprego e renda muito fácil aqui na cidade de Aracaju", destacou.

Entre os diversos premiados, houve homenageados póstumos, como os ex-governadores Marcelo Déda e João Alves Filho, além da jornalista Silvinha de Oliveira.

Programação

O I Encontro Nacional de Turismo em Aracaju contará com uma ampla programação, composta por palestras, painéis e debates que abordarão diversos aspectos do turismo nacional e regional. Renomados especialistas, gestores públicos das esferas federal, estaduais e municipais, bem como líderes empresariais, acadêmicos e trabalhadores foram convidados para compartilharem suas experiências e visões acerca do turismo.

O segundo dia do encontro será destinado aos grandes debates e, no último dia, após a finalização dos trabalhos do I Encontro Nacional de Turismo, os participantes farão um tour na Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi e à noite acompanharão a abertura do 2º Festival do Caranguejo, que acontecerá na Passarela do Caranguejo, na Orla da Atalaia.

Participaram da abertura do encontro, também, a deputada estadual Áurea Ribeiro, representando a Assembleia Legislativa de Sergipe; o deputado federal Gustinho Ribeiro; o vereador Fabiano Oliveira, representando o senador Laércio Oliveira; o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Ricardo Vasconcelos; Cristina Zabo, assessora da Gerência de Relações Institucionais da Embratur, representando o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Confira a programação

29 de novembro | quarta-feira

9h: Abertura do ciclo de palestras - Jorge Fraga
9h30: Showcase: Inovação e Tecnologia no Turismo - Cláudio Brito
10h15: Painel - As Perspectivas na Gestão do Patrimônio Histórico Brasileiro
11h00: Turismo de Luxo - Guilherme Paulus
14h00: Conectando Destinos: Potencializando o Turismo Nacional - Munir Calaça
14h45: Painel - Infraestrutura Turística e Financiamento
15h30: Live Marketing: Promovendo Experiências Turísticas - Victor Bauab
16h15: Showcase: Vem Fortalezear - A Importância do Branding no Turismo - Alexandre Pereira
17h00: Turismo Cultural - Deputado Federal Romero Rodrigues Veiga
17h45: Painel - São João do Brasil

30 de novembro | quinta-feira

9h: Saída para visitação aos atrativos turísticos de Aracaju
20h00: Solenidade de Abertura do Festival do Caranguejo
20h30: Cozinha Show - Sergipe, Sabores e Saberes.

Fonte: PMA